Quantcast
Channel: Christian Bale – Thunder Wave
Viewing all articles
Browse latest Browse all 4

Resenha: A Grande Aposta

$
0
0

Thunder Wave - Séries, Filmes, Games, Livros e muito mais sobre esse nosso mundo nerd

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppTumblrGoogle Gmail

A grande Aposta

A crise imobiliária que atingiu os EUA em 2007 foi um evento mundialmente conhecido, que afetou muitas famílias e é considerado um dos piores momentos da economia do país. A Grande Aposta (The Big Short) se foca em explicar a grande bolha imobiliária de 2007, com um impressionante toque cômico.

Baseado no livro escrito por Michael Lewis, a obra se inicia em 2005, quando Michael Burry (Christian Bale) começa a prever os acontecimentos, baseado em números e fatos que ninguém mais conseguiu, e assim descobre a bolha. Burry percebe que o mercado imobiliário entrará em colapso e começa a apostar contra os bancos. Sua atitude é considerada absurda e com isso começa um falatório entre os acionistas que fizeram as vendas para Burry, fazendo com que algumas pessoas fiquem de olho nessa teoria. Jared Vennett (Ryan Gosling) é o primeiro a ouvir falar e perceber que Michael está certo. Por uma coincidência, Vennet acaba entrando em contato com o escritório de Mark Baum (Steve Carell), e assim ele e seus sócios Porter Collins (Hamish Linklater), Danny Moses (Rafe Spall) e Vinnie Daniel (Jeremy Strong) se juntam a Vennet no esquema.

Critica A grande Aposta

Paralelamente, conhecemos dois jovens tentando traçar seu caminho por Wall Street. Jamie Shipley (Finn Wittrock) e Charlie Geller (John Magaro) descobrem os feitos de Burry e, após pesquisar e constatar que a bolha realmente existe, também começam a apostar contra os bancos, com a ajuda do experiente e agora já aposentado Ben Rickert (Brad Pitt). A trama se desenvolve de 2005 a 2007, explicando como a crise aconteceu, quem de fato conseguiu lucrar com ela e as consequências da mesma.

Grande Aposta

Mesmo sendo voltado para o lado documentário, o tom informal do filme é impressionante. Os jargões e rotinas da bolsa de ações não são fáceis de compreender, por isso usaram de cenas cômicas para fazer a explicação dos mesmos, empregando alguns exemplos bem práticos. Em algumas delas, utilizaram até mesmo alguns nomes mais populares, como Selena Gomez e Anthony Bourdain.

As atuações, como era de se esperar com um elenco de peso desses, não deixam nada a desejar. Bale entrega um personagem isolado socialmente de uma maneira incrível, não é necessário mais do que uma fala pra informar o motivo dos problemas psicológicos de seu papel e já temos nas breves aparições e feições de Bale todas as explicações necessárias. Steve Carrell também surpreende em seu papel, saindo muito do tom cômico que estamos acostumados a ver, e nos apresenta um lado muito sombrio, com um personagem que desacredita de tudo por causa de um forte trauma recente em seu passado.

Um fato curioso da obra é que, mesmo sabendo que a crise irá destruir várias famílias, somos levados a torcer para que ela de fato aconteça, apenas para que esse time todo consiga seus lucros. Outro ponto a ressaltar é o foco do filme na crise, evitando ao máximo colocar assuntos pessoais do elenco, apenas o extremamente necessário para a construção dos personagens, e ainda assim, muito breve e sutilmente.

Mesmo sendo maravilhoso, A Grande Aposta tem um pequeno problema: o público restrito.  Não são todos os brasileiros que se interessam pela economia americana, e nem têm a obrigação de se interessar, por isso o filme pode ficar um pouco cansativo pelo excesso de jargões e foco apenas nessa economia. Ainda assim, até para os menos fãs do assunto, acredito que as maravilhosas atuações e cortes da obra sejam suficiente para entreter durante suas 2 horas de duração.

A Grande Aposta estréia nessa quinta, 14 de janeiro nos cinemas brasileiros.

 

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppTumblrGoogle Gmail

O post Resenha: A Grande Aposta apareceu primeiro em Thunder Wave.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 4

Latest Images





Latest Images